Páginas

CONTATO:

São Paulo, SP, Brazil
Consultório Morumbi: (11) 3758-2230 / 3758-1030/ Celular: (11) 99741-4017 E-mail: contato@renatamilazzotti.com.br Skype: psicologa.renatamilazzotti Possuimos convênio com algumas empresas. Consulte-nos.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

O que é Psicoterapia Cognitivo-Comportamental?

É uma modalidade terapêutica muito ativa, tanto por parte do psicoterapeuta quanto do cliente. Ambos discutem quais são os objetivos, prioridades do tratamento, estratégias, atividades, procedimentos e técnicas que permitirão atingir estes objetivos e a reestruturação de seus pensamentos a partir de uma conceituação cognitiva de si (como identificar esses pensamentos, contesta-los e modifica-los de acordo com a realidade) e de seus problemas. Através da descoberta das crenças, dos comportamentos e emoções negativas que impedem o paciente de atuar satisfatoriamente em seu cotidiano, comprometendo seu bem estar, e através da busca de recursos internos para enfrentar seus problemas. O objetivo é ir aos poucos mudando as cognições a respeito de si mesmo, do mundo e do futuro, aprendendo e desenvolvendo alternativas e controle das próprias emoções e resolvendo seus problemas de forma autônoma.


Podemos dizer que não é uma situação que determina as emoções e comportamentos de um indivíduo, mas sim suas cognições (pensamentos) ou interpretações a respeito dessa situação. O que você pensa quando as coisas não dão certas, determinarão o que você vai sentir em seguida e o que vai acontecer depois: se você vai desistir ou se vai fazer com que as coisas dêem certas. Portanto, a explicação que cada pessoa tem a respeito das situações pode ser responsável pela vitória ou pela derrota. Força de vontade apenas não é suficiente para alcançar o sucesso. É necessário ter uma boa estrutura cognitiva para superar os obstáculos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário